Financiamento x consórcio

 

Financiamento x consórcio

Apesar de necessário um valor mínimo para a entrada, quando falamos de financiamento imobiliário dizemos de uma modalidade em que, após 60 dias da aprovação bancária, já é possível utilizar o crédito para comprar a residência de seu interesse. Além disso, ele também possibilita a utilização do FGTS como entrada ou amortização das parcelas do seu subsídio e permite o financiamento em até  35 anos (420 meses).

A desvantagem do financiamento imobiliário, no entanto, se encontra no fato de que ele é não é uma possibilidade para pessoas autônomas, com trabalhos de renda informal e com CPF negativado.

Passando por essa mesma linha de raciocínio, apesar de contar com a ausência de juros, o consórcio é uma boa alternativa apenas para quem não tem urgência na compra do imóvel, uma vez que não há um prazo definido para a contemplação e entrega do imóvel, podendo ser um longo período de espera. 

Outro ponto importante é que o consórcio permite que, mesmo negativado, o comprador consiga fazer a compra da carta, desde que este regularize sua situação até a contemplação. Ainda não há restrição para trabalho informal ou para profissionais autônomos; a comprovação de renda é necessária apenas no ato da contemplação.